sábado, 5 de maio de 2012

Um test drive intelectual


O vídeo abaixo é um documentário que tenta estabelecer uma teoria sobre o todo, usando como base teorias recentes da neurociência, relatividade geral, mecânica quântica e muitas outras. O tom do documentário não é nada parecido com coisas como "O Segredo" ou "Zeitgeist", apesar da estética e do título às vezes lembrar esse tipo de documentário que não tem nada de sério.

Ele fica um pouco menos sério porque o criador da "Teoria do Todo" é conhecido como Athene, que é autointitulado o maior jogador de jogos online de todos os tempos; e pelo que pesquisei na internet, seus recordes são realmente dignos do título. Além disso, ele não tem formação em nenhum dos campos que ele aborda e é extremamente novo. Em geral isso costuma diminuir a credibilidade, mas é bem possível que alguém aprenda e consiga criar uma teoria revolucionária sem precisar entrar na Academia; não criei nenhuma teoria revolucionária na economia e política, mas entendo relativamente bem do assunto sem ter aprendido isso no meio acadêmico. No mínimo o sujeito merece o crédito pela criatividade.

Falando mais diretamente sobre os temas tratados, na parte que está legendada no momento - que é a parte completa que fala sobre neurociência - são abordadas ideias de porque em alguns momentos as pessoas não conseguem absorver alguma ideia e em outros consegue com muita facilidade, o que muda no mundo desde o descobrimento dos neurônios espelho, pensamentos sobre sistema de crenças, o que nós somos, uma nova fundação da moralidade e até porque matar outra pessoa pode ser matar uma parte de nós mesmos. Enfim, existem coisas comprovadas no meio do documentário, mas muito do que é apresentado é a teoria original do Athene; então críticas e pensamentos sobre serão essenciais nos comentários, principalmente porque não existe nenhum artigo comentando ou refutando o documentário na internet.


Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações